Quando o nosso sistema imunitário se fragiliza, imediatamente surgem complicações como gripes, constipações, alergias, etc… à luz da Medicina Alternativa proponho algumas soluções que vão fortalecer as suas defesas de forma natural.

O final da estação do verão representa para o nosso organismo um desafio de adaptação. Numa época em que o corpo vivia em expansão energética e sujeito a várias alternâncias de temperatura, é lhe agora pedido que esteja pronto a defender-se dos factores patogénicos com eficácia mas nem sempre assim acontece, pois muitas vezes já se encontra sobrecarregado com as imensas tarefas a que o obrigamos.

Então afinal o que posso fazer para fortalecer o meu sistema imunitário?

Existem imensas alternativas que vão fortalecer o seu corpo e apresento já a seguir algumas delas:

  • Esfregar/Friccionar o corpo com uma toalha quente

    Esta técnica é amplamente usada em Naturopatia. Deve esfregar activamente toda a superfície do corpo com uma toalha bem quente espremida, desde os pés à cabeça até atingir um certo rubor na pele sem causar ferimentos

  • Tomar propólis ou equinácea

    A propólis é um tesouro precioso provindo do trabalho das abelhas, que fortalece imenso as defesas do corpo, no entanto desaconselha-se a pessoas asmáticas. Em alternativa pode apostar com segurança na planta equinácea. Pode ser tomada em spray, chás ou suplementos.

  • Bochechar e gargarejar óleo de Tea Tree

    Tea Tree pode ser considerado um antibiótico natural sem agredir a flora do nosso corpo. Pode colocar uma gota de óleo essencial de tea tree(adequado a toma oral) num copo de água e bochechar. Também pode aplicar o óleo na planta dos pés.

  • Chá de gengibre com limão e mel

    Se tiver corrimento nasal esbranquiçado ou transparente pode adicionar um pau de canela a este chá e tomar imediatamente antes de deitar. Este chá pode induzir alguma sudação e deve dosear bem o gengibre para não se tornar agressivo ao estômago e aos hipertensos.

  • Bálsamo de tigre nos pés

    Se tiver um padrão de frio interno(arrepios, corrimento nasal, dores no corpo, constipação) deve usar bálsamo vermelho. Se tiver um padrão de calor(temperatura alta, rubor,corrimento espesso e escuro) deve usar bálsamo branco. Pode aplicar o bálsamo à noite antes de deitar na planta dos pés.

  • Botija de água quente no baixo ventre

    O calor na zona do umbigo tonifica a energia yang, ou seja, estimula a energia defensiva do corpo

  • Ingerir mais chás de tomilho, hortelã-pimenta, eucalipto e sabugueiro
  • Óleo de menta nas têmporas e testa
  • Beber bastante água pura
  • Ingerir mais alimentos suaves como purés

    Ao adoptar uma alimentação mais simples possível estará a poupar mais energia ao seu organismo e estará a facilitar o seu processo de regeneração deixando o sistema imunitário cumprir a sua função.

 

Efeitos secundários dos antibióticos.

Sempre digo que é uma bênção termos medicamentos e farmácias a cada esquina para nos socorrer de complicações mais graves, porém um medicamento representa hoje para mim, a terapêutica alternativa quando todos os meus outros recursos naturais possam ter falhado ou não ter sido o suficiente para o que necessito naquele momento. Acredito na inteligência do nosso corpo e não é a toma de um medicamento por ano que o vai destabilizar mas sim o seu uso abusivo, e o mesmo se aplica até aos suplementos. Acredito que devemos deixar que o nosso corpo actue por si mesmo contra agentes patogénicos ou qualquer outra agressão. O uso abusivo de antibióticos destrói a flora bacteriana do organismo. Quando tomamos um antibiótico estamos a destruir todas bactérias do corpo, as más e as “boas”! Sim, o nosso organismo está repleto de bactérias e microorganismos fundamentais ao equilíbrio da vida e da saúde, e este equilíbrio já de si afectado quando existe um invasor, agrava exponencialmente após a toma do antibióticos, deixando-nos curados de uma situação mas à mercê de outras. A flora intestinal e vaginal são por norma as mais sensíveis aos antibióticos e por esta razão se recomenda a toma de um probiótico depois da toma de um antibiótico.

Atenção: Nenhum destes conselhos dispensa a orientação médica.

 

Para uma orientação mais personalizada, pode fazer uma consulta de Medicina Tradicional Chinesa com Márcia Palma onde ficará a saber os seus padrões energéticos em deficiência.

COMO FORTALECER O SEU SISTEMA IMUNITÁRIO

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading...