A importância do altar em casa!

Durante muito tempo, eu não dei a devida importância ao valor de construir um altar em casa. Equivocadamente, eu associava à religiosidade, algo que não queria alimentar dentro do meu “ninho”. No entanto, e porque estamos sempre a aprender, acabei por compreender que o altar tem (tal como tudo na vida!) o significado que nós lhe atribuímos…

 

 

 

 

Simbologia do Altar
Desde a antiguidade que a maioria das religiões utiliza um altar para lugar de culto e de fé. Também as pessoas mais devotas o constroiem em suas casas como lugar de oração e de adoração a santos, anjos, etc…muitas são as formas que podemos trilhar até Deus.
A palavra Altar tem diferentes significados em latim, hebraico ou grego mas todos eles se convergem com o sacrifício porém, para muitas pessoas o altar simboliza um lugar sagrado onde se podem reunir com a sua alma, o Criador ou a sua entidade divina de referência.

Para mim, um altar simboliza toda a admiração e respeito que nutro por algo que me inspira a manifestar o melhor de mim! E é por isso que o meu altar está repleto de elementos da natureza: a vela que representa o fogo, o pote com a água que simboliza a fluidez, os cristais que representam o estado de pureza e transparência que o ser humano procura atingir, as flores que inspiram a doçura e delicadeza, as ervas e plantas que representam a cura e limpeza, o incenso que eleva o espírito, as afirmações que decretam a verdade da alma…

No meu trabalho com a Medicina Natural, muitos são os milagres de cura e transformação física e psíquica que tenho assistido e apesar das diferentes técnicas que utilizo (acupuntura, tuina, moxa, práticas energéticas, meditação, reflexologia, florais, psicologia positiva, etc, etc) todos os casos têm um ponto em comum: a força da fé! Por muita sabedoria que um médico convencional ou não convencional possa possuir, sem essa força por parte dos pacientes, o trabalho do médico ficaria completamente sabotado… Autores como Louise Hay, Joseph Murphy, Christiane Northrup ou Bruce Lipton são alguns dos autores e profissionais que focam esta importância nas suas obras, com evidências científicas.

Não precisamos de um altar para invocar a nossa fé. Basta senti-la, basta escolhê-la! E isto não se aplica apenas na saúde mas em todas as áreas das nossas vidas! Como todos nós estamos em diferentes níveis de consciência, há quem sinta alguma dificuldade em se conectar com a sua fé mas lembre-se: a saúde é um direito por natureza e envelhecer não significa ficar doente, pelo contrário, significa que tem muito mais para ensinar e transmitir! Por isso, se esse for um meio útil para chegar à sua força interior e à sua capacidade de acreditar que merece o melhor, então construa o seu pequeno altar com os objectos que lhe transmitam força, paz e alegria! Reúna-se diariamente consigo mesmo(a) diante do seu altar conectando-se com as sensações que este lhe transmite. Pode meditar, rezar, conversar consigo próprio(a) tal como os nossos antepassados fazem há centenas de anos…

Márcia Palma
Especialista Medicina Chinesa
Life Coach e Instrutora de Chi Kung e Meditação

A importância do altar em casa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading...