As temperaturas altas que se fazem sentir podem ser um desafio de superação para todos nós. Vejo em redor a dificuldade que se faz sentir em adaptar o corpo às oscilações radicais da temperatura. A meditação tem sido uma técnica aliada ao relaxamento mas na verdade o seu potencial vai muito para além disso e pode se tornar no seu melhor aliado para os dias mais quentes…

 

Refrescar a sua mente!
Ora aqui está uma excelente técnica para baixar a temperatura do seu corpo utilizando a força da sua mente. Este exercício de visualização consiste numa primeira fase em relaxar o seu corpo e imaginar-se debaixo de uma cachoeira com água limpa e fresca que se derrama sobre si. Seja minucioso(a) e vá aos pormenores na sua visualização pois quanto mais se entregar e envolver no processo mais fresco se sentirá. Pode complementar com sons de cachoeira para o(a) ajudar a tornar a experiência mais real possível. As técnicas de visualização são utilizadas há séculos pelos povos da antiguidade, por exemplo pelos Taoistas e pelos povos indígenas e têm vindo a ser integradas em processos meditativos que se baseiam na força da ciência da mente. Gregg Braden, físico norte americano, conhecido por ter sido um dos pioneiros a aliar a ciência à espiritualidade relata uma experiência sua junto dos povos indígenas em que para atrair a chuva em tempos de seca, se visualizavam as gotas de chuva a cair sobre o corpo. Não se subestime pensando que não consegue visualizar, porque todo os seres humanos podem e devem explorar o seu poder mental. A ciência da mecânica quântica tem explorado imenso este tema e é cada vez mais evidente e reconhecida a acção da atitude mental sobre o corpo humano. Bruce Lipton é um notável biólogo que se tem debruçado sobre estes estudos.

Refresque-se através da visualização criativa!

 

 

Presença Constante
Esta é a minha técnica de eleição…presença total! E o que isto significa? Que no lugar dos pensamentos desesperantes de “Meu Deus, tanto calor que não aguento” optamos por manter um estado de presença total e confiança na grande inteligência criadora de todo o Universo. Sem julgamento, sem análise e por isso sem qualquer tipo de resistência ao meio envolvente. Muito se tem falado sobre os benefícios deste estado (mais recentemente denominado de “Mindfulness”) acerca do impacto na saúde emocional e física no ser humano, mas este estado de atenção plena vai ainda mais para além disso. Podemos aplicar esta prática no nosso quotidiano, quando estamos debaixo de um sol abrasador, por exemplo ao longo da espera do autocarro, etc…
Atenção plena ou Presença constante remete-nos para o silêncio interno onde encontramos uma paz e sentido de vida deliciosos! Neste estado de ser, aquela voz que reclama, julga e critica não tem lugar.

 

Conserve a sua energia
Pensamentos são energia que por sua vez movimentam energia. O simples acto de pensar consome energia proveniente do sistema Terra, associado aos orgãos Baço-Pancreas. Gira muito bem a qualidade dos seus pensamentos, pois há os que geram ainda mais calor e os que fortalecem ainda mais o nosso corpo. Como nos ensina a sabedoria da Medicina Tradicional Chinesa, o excesso de calor (a que chamamos de energia yang), esgota o Qi (energia primordial) e daí advém o facto de nos sentirmos cansados e sem energia nos picos do Verão. Se quiser passar por esta estação com mais vigor e qualidade tenha em atenção alguns pontos:

  • Faça uma boa selecção alimentar: tenha em atenção que os alimentos mais “pesados” ou que implicam maior esforço ao organismo devem ser evitados, especialmente os hidratos de carbono como massas e pão. Opte por comer mais fruta da época sobretudo ao pequeno almoço e ao longo do dia, evitando comê-la depois das refeições.
  • Para preservar a sua energia os sábios Taoístas recomendam que regule muito bem os seus movimentos, portanto desaconselham desportos agressivos e movimentos forçados ou exagerados. Resista à pressa de fazer as coisas rapidamente no seu dia-a-dia e abrigue-se junto das árvores sempre que possível.
  • Hidrate-se bebendo bastante água, chás, sumos de fruta e soros naturais para reposição de minerais em caso de sobre-esforço.
  • Não subestime o valor da sesta. Esta prática de 20 a 30 minutos tem imensos benefícios e curiosamente é uma prática regular nos atletas de alta competição, pilotos e até entre os trabalhadores da Nasa. É um hábito muito presente na cultura espanhola e na região do Alentejo. Existem diversos estudos da Universidade Dusseldorf e Harvard, que concluíram enormes benefícios sobre a memória, humor, concentração, sistema cardiovascular, etc.
  • Mantenha a mente calma e tranquila, atenção plena e aceitação total perante esta manifestação da natureza que são as altas temperaturas. Temos consciência de que todo o processo de industrialização, teve o seu impacto sobre o meio ambiente ao qual a natureza se está a ajustar. Não acredito numa natureza “vingativa” em função das atitudes que a humanidade tem tido perante ela. Acredito sim, numa natureza sábia, que ao seu ritmo procura repor a ordem e o equilíbrio. Existem milhares de pessoas a cometerem atrocidades inconscientes contra a mãe natureza mas existem milhares de outras cada vez mais despertas e conscientes a protegê-la. Cada um de nós tem o seu papel, regido pela evolução da sua consciência global e a mãe natureza sabe disso!

 

Pensamentos que geram ainda mais calor

Pensamentos que refrescam e fortalecem o corpo

Uff…está tanto calor”

Adapto-me com facilidade a todas as temperaturas da natureza.

Sinto-me exausta(o) com este calor”

À medida que tranquilizo a minha mente, a minha energia renova-se.

 

Por: Márcia Palma (Medicina Chinesa e Terapias Integradas)

Revisão: Sandra Sousa Pereira (Barras de Access, Toque Quântico e Aromaterapia)

Superar as altas temperaturas com “Atenção Plena”

2 thoughts on “Superar as altas temperaturas com “Atenção Plena”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading...