O Kefir é aquilo que considero um super alimento e tal como prometido, aqui está o artigo que nos apresenta este excelente probiótico! 

 

O que é o Kefir? 

O Kefir é uma bebida fermentada (semelhante ao iogurte natural) produzida a partir da fermentação do leite. É muito rica em cálcio, magnésio, vitaminas, leveduras e bactérias extremamente benéficas para o corpo humano. Tem origem nas montanhas Asiáticas onde era consumido pelos pastores da região por ser um alimento muito rico e nutritivo que os ajudava a superar as agressivas temperaturas, mantendo o seu corpo fortalecido. Tem a aparência de uns grãos de cor branca gelatinosa e pode ser reproduzido em casa, onde se multiplicará e poderá partilhar com outras pessoas. Existem grupos de partilha de Kefir nas redes sociais (facebook: Kefir Portugal) e empresas especializadas (Kefiralia) que comercializam o kefir puro. Também é possível encontrá-lo em alguns espaços comerciais sob a forma industrializada mas como já referi pode ter a sua própria colónia em casa. 

 

Como fazer kefir em casa? 

Para iniciar o processo coloque os “grãos” de kefir dentro de um pote de vidro aberto, imersos no leite (que pode ser de vaca, soja, cabra, ovelha, coco, arroz, etc…)  e que vão fermentar durante cerca de 24 horas à temperatura ambiente até adquirir uma consistência cremosa pronta a consumir.

 

 Manutenção e consumo 

Para manter o seu kefir saudável deve proceder à manutenção de dois em dois dias no período de Inverno e diariamente no Verão. Para a manutenção siga o passo-a-passo: 

1- Com um coador de pano ou plástico (evitar o metal), separe o soro dos grãos 

2- Uma vez separado, restam os grãos de kefir 

3- Coloque-os novamente num frasco de vidro pré-lavado 

4- Adicione o leite pretendido 

5- Para proteger de impurezas, use um pano ou papel com um elástico a prender no topo e deixe-o novamente em repouso para fermentar até ao dia seguinte até à nova manutenção  

6- O soro coado pode ser conservado no frigorífico e consumido num prazo máximo de 2 dias ao natural ou com frutas, cereais, mel, etc… 

 

Benefícios 

Existem inúmeros estudos sobre o kefir, que nos permitem dizer que pode ser usado com segurança e com imensos benefícios para o corpo.  

  • Activa o sistema imunitário 
  • Limpa e desintoxica o organismo 
  • Beneficia o tratamento de problemas inflamatórios (especialmente os intestinais) 
  • Auxilia o corpo contra os problemas alérgicos 
  • Aumenta a resistência às infecções 
  • Contribui para o melhoramento da densidade óssea 
  • Equilibra e regula a flora intestinal  
  • Beneficia o sistema nervoso 
  • Diminui o risco de cancro 
  • Contribui para a redução de colestrol LDL 
  • Curiosamente, as pessoas com intolerância à lactose podem consumi-lo porque o kefir tem a capacidade de sintetizar ácido láctico, que vai facilitar a digestão do mesmo (no entanto para as pessoas hipersensíveis, aconselha-se que comecem ingerindo apenas umas a duas colheres por dia e aumentar gradualmente) 

 

Precauções 

Evitar objectos de metal ao longo do processo de manutenção 

Evitar o frio extremo pois pode “matar” o kefir 

Ajustar o consumo de kefir às suas reais necessidades sem cair em exageros

Fazer uma boa higienização oral depois de consumi-lo pois a sua acidez pode agredir os dentes

 

*Neste momento estou a fazer doação de kefir.   clique aqui para “encomendar” o seu kefir

 

Texto: Márcia Palma 

Já conhece o Kefir?

2 thoughts on “Já conhece o Kefir?

  • Junho 6, 2018 at 12:39 am
    Permalink

    Então amigos, existe uma grande discussão se deve comprar ou não, mas eu mesmo moro em uma cidade pequena onde quase ninguém conhece o Kefir, Kombucha e Iogurtes infinitos e procurei e não encontrei com ninguém na minha Cidade e nem na Cidade vizinha, então eu fiz meu pedido no site:

    kefirdeleite.com

    Achei interessante porque nesse site tem todos os probióticos que quiser e eles enviam pelos Correios, as vezes ficar procurando esperar meses por uma doação acho mais prático comprar logo e ja receber em uns 5 dias em casa pelos Correios, sei que tem muitos que não concordam com isso mas com certeza são pessoas que moram em grandes Cidades e têm doações em mãos fácil, mas agora e quando não se consegue uma doação o que fazer ? Não precisa indicar grupos de doação porque eu participo praticamente de todos os grupos do facebook e mesmo nesses grupos não encontrei ninguém da minha Cidade e por incrível que parece eu até encontrei 2 pessoas nesses grupos que enviam pelos correios mas o valor pedido por esses doadores é maior do que o preço cobrado nesse site. Fica aí a minha dica.

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Loading...